No passado dia 7 de Fevereiro a Juventude Social Democrata iniciou a actividade que tinha já anunciado na sua tomada de posse no passado dia 15 de Novembro de 2014: o Roteiro do Associativismo.
Esta actividade tem como objectivo perceber a situação das associações no nosso concelho, as dificuldades pelas quais passam, os planos que têm para os próximos anos, a situação social de cada uma e a ligação que têm aos jovens do nosso concelho. Esta será uma forma de ficarmos cientes das dificuldades que o associativismo em Fafe possa passar e percebermos como esta pode conseguir estimular a nossa juventude e como em que forma podem continuar a contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade e concelho.
A primeira visita realizada foi feita ao Grupo Nun’Alvares, onde foi realizada a reunião com o Presidente da Associação, Orlando Alves, e mais membros da Direção. Ficou-se a conhecer a situação social, as actividades que têm em funcionamento, o estado das instalações, gastos e rendimentos, entre outras informações. O principal problema que foi dado a notar é o pouco interesse por parte da juventude em aderir à organização, em particular na vontade de renovarem os rumos directivos do grupo, de forma a ser feita a troca de gerações necessárias para existir evolução, continuidade e maior adaptação a novas realidades. Foi transmitido a opinião de que as festas concelhias deveriam ser mais entregues às associações em vez de serem decididas na totalidade pelo poder político, sendo que a cidade ficaria a ganhar mais se isso acontecesse.
Logo a seguir foi realizada uma reunião com o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe, Dr.º Pedro Frazão. De acordo com o mesmo a associação encontra-se em óptima situação, existindo ainda grande interesse por parte dos jovens na associação e no voluntariado. Discutiu-se também a inserção do Hospital na misericórdia de Fafe, e que esta trouxe benefícios técnicos tendo em conta que o transporte de doentes passou a ser feito somente pelos Bombeiros, e criticou-se a obrigatoriedade de horas de formação aos bombeiros voluntários, fazendo com leve muitos a desistirem da mesma.
A JSD de Fafe agradece publicamente a disponibilidade das organizações citadas anteriormente pela recepção que deram, contribuindo para o sucesso e alcance dos objectivos que nos propusemos, e a mesma irá continuar até termos feito uma análise completa a todas as associações do concelho.
Sem comentários:
Enviar um comentário