Envie os bilhetes de imprensa para: comboiodefafe@gmail.com |Maquinista: Teixeira | Chefe de carruagem: Sílvia
CONVERSAS DE CARRUAGEM

14/05/2014

20 000 EUROS PARA AS FEIRAS FRANCAS

A Câmara deliberou atribuir um subsídio de 20 000 euros à Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Fafe (COFAFE), como apoio à realização das Feiras Francas que se realizam entre 15 e 18 de Maio, na cidade. O dia 16, sexta-feira, é o tradicional feriado municipal.
Considera o Executivo o balanço positivo das atividades prestadas por aquela cooperativa na promoção e realização das feiras francas nos anos anteriores e que importa manter a parceria com a Câmara Municipal para aquele fim.


Considera o presidente da Câmara, Raul Cunha, que é fundamental a manutenção dessa tradição e, embora reconhecendo os condicionalismos financeiros que lhe estão subjacentes, “a Câmara Municipal tem vindo, ao longo dos anos, a subsidiar a realização desse evento através da atribuição de subsídio para a promoção e aquisição de equipamentos para as respetivas festas, assim como da concessão do direito de terrado da área associada às festividades”.
As feiras francas de Fafe arrancam no dia 15 de Maio, com a abertura da Exporural e incluem números tradicionais como o concurso pecuário das raças minhota e barrosã e a corrida de cavalos a passo-travado (dia 17.
O programa musical inclui a atuação dos Cabra Cega e Vasco-Vasco (22h00) e Progeto Aparte (23h15), no dia 15 de Maio, enquanto na noite seguinte o destaque vai para a atuação dos Minhotos Marotos (22h00).
No dia 17 de Maio, sábado, o destaque vai para o espetáculo de Toy (22h00).
Já no domingo, 18 de Maio, destaque para o desfile de fanfarras em frente aos Paços do Concelho (15h00), o XVII Festival de ranchos folclóricos de Fafe (15h30) e o espetáculo de rua “Zé do Pito, o Mata-Sete” (18h30).
As festividades encerram pelas 20h00.

CÂMARA VOLTA A LOUVAR O GRUPO NUN’ÁLVARES

A Câmara Municipal de Fafe voltou a aprovar, na sua mais recente reunião, um voto de louvor ao Grupo Nun’Álvares pelo “ excelente trabalho realizado e por levarem o nome de Fafe além-fronteiras, pelos melhores motivos”.
Em causa estão os resultados averbados pelo Grupo no recente Campeonato Europeu de Show e Precisão, em Patinagem Artística, realizado na Holanda, concretamente o 8º lugar, em grupos juvenis, num total de 88 equipas, de Portugal, Itália, Holanda, França, Israel, Alemanha, Estónia, e Dinamarca, não podendo deixar a autarquia de congratular-se com estes êxitos e destacar o empenho destes jovens.
O Nun’Álvares participou nas categorias de grupos juvenis, com o esquema “Superstições”, quartetos com “Country Girls” e Grupos Grandes com “A Chave do Conhecimento”.
Para além do 8º lugar em juvenis, os fafenses conquistaram o 13º lugar em quartetos e em Grandes Grupos.
Por isso, entendeu a autarquia, destacar e reconhecer o evidente êxito dos atletas e da equipa técnica.

ACORDO DE COLABORAÇÃO APROVADO COM A ACR DE FORNELOS

O Executivo deliberou aprovar um acordo de colaboração com a Associação Cultural e Recreativa de Fornelos, com vista ao cumprimento do fornecimento do serviço de refeições aos alunos da EB1 de Panelada, em Fornelos, num total de três dezenas, entre o início e o término do ano de 2013/2014, “por inexistência de refeitório e cantina escolar” naquele estabelecimento de ensino.
A ACR Fornelos compromete-se a fornecer diariamente e durante o ano letivo refeições àqueles alunos, confeccionadas na cantina desta instituição e servidas no seu refeitório, no horário entre as 12h00 e as 13h30.
O município, por seu turno, compromete-se a comparticipar os custos inerentes ao serviço no montante de 24 878 euros.

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM A ASSOCIAÇÃO DE CICLISMO DO MINHO

O Executivo fafense deliberou, com três abstenções, renovar o protocolo de colaboração com a Associação de Ciclismo do Minho.
Nos termos do documento, esta compromete-se a organizar quatro provas do seu calendário inter-regional de estrada, sendo duas das mesmas provas do calendário nacional da Federação Portuguesa de Ciclismo.
As provas são em todas as categorias até juniores, designadamente:
- Prémio Cidade de Fafe;
- Prémio José Martins (Taça de Portugal de Cadetes);
- Prémio de Ciclismo Festas da Cidade de Fafe;
- Prémio de Ciclismo “Fafe – Sala de Visitas do Minho”, penúltima prova do Troféu Revelações ACM.
Os percursos das referidas provas terão incidência no concelho de Fafe e as partidas e chegadas são efectuadas dentro do mesmo município.
A Associação de Ciclismo do Minho compromete-se, igualmente, a realizar uma prova na vertente de ciclocross em todas as categorias, bem como organizar o 1º Encontro de BTT do desporto escolar dos distritos de Braga e Viana do Castelo, o 2º BTT XCO, prova de arranque do campeonato do Minho de BTT XCO e, ainda, o 1º BTT Desporto Escolar Arões Santa Cristina, provas a realizar no concelho de Fafe.
Constitui ainda obrigação da Associação de Ciclismo do Minho “apoiar e dinamizar o ciclismo no concelho de Fafe, através de participação em ações de formação e outros eventos que a Autarquia promova”.
A autarquia comparticipa nas despesas a efectuar com as provas que decorrem em Fafe com a importância de 10 000 euros.

PROTOCOLOS COM AS FILARMÓNICAS FAFENSES

A Câmara de Fafe aprovou, com uma abstenção, protocolos com a Sociedade Filarmónica Fafense – Banda de Revelhe e com a Sociedade Artística e Musical Fafense – Banda de Golães, no âmbito do Regulamento de Apoio ao Associativismo de Natureza Cultural, Desportiva, Recreativa e Social do Município.
O protocolo tem a validade de um ano e destina-se a fazer face às despesas de funcionamento e realização das atividades daquelas filarmónicas, designadamente garantindo a manutenção da atividade musical da banda; a manutenção das escolas de música, visando a formação de jovens músicos locais; a participação em eventos organizados pela autarquia através de pequenas formações, em atuações públicas, sempre que solicitadas pela Câmara Municipal; a disponibilização de um programa musical interpretado pelos alunos da escola de música ou pelos elementos da formação principal das bandas, para digressão pelas freguesias do concelho, num mínimo de cinco concertos anuais e, por último, a disponibilização de um concerto musical interpretado pela formação principal das Bandas Filarmónicas, em data e local a acordar com o Município.
A Câmara concede como apoio a cada uma das bandas para a realização daquelas atividades o montante de 27 500 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pub

FAFE

FREGUESIAS

DESPORTO

CULTURA