Envie os bilhetes de imprensa para: comboiodefafe@gmail.com |Maquinista: Teixeira | Chefe de carruagem: Sílvia
CONVERSAS DE CARRUAGEM

19/06/2014

JS Fafe - Casa da Juventude

A Juventude Socialista (JS) de Fafe, em alusão ao panorama nacional, verifica a importância dos Espaços Jovem/Casas da Juventude e a forma como se tem evidenciado a sua relevância para os jovens residentes e visitantes dos municípios que as acolhem.
Tendo em conta, que os jovens fafenses anseiam e poderão beneficiar com a criação de uma Casa da Juventude, a JS Fafe, como estrutura ativa de defesa dos interesses dos jovens fafenses em geral, mostra a sua disponibilidade para colaborar numa solução conjunta para a criação de um espaço nos mesmos moldes na nossa cidade.


Criar uma Casa da Juventude, na Cidade de Fafe é primordial e verificando-se a sua necessidade será de imensa importância que a mesma seja constituída e esteja ao dispor dos jovens munícipes, no menor período de tempo e que a mesma vá de encontro às reais necessidades dos jovens.
Primeiramente, a Juventude Socialista de Fafe, está empenhada em que esteja envolvido o maior número de jovens e de associações juvenis, na discussão deste projeto que será importante para os jovens fafenses. Assim propomos que seja discutido e realizada uma consulta pública aos jovens, como aconteceu em 2010, aquando o centenário da República em que resultou o documento: “100 anos, 100 ideias”, promovido pelo Pelouro da Juventude da C.M. Fafe, nessa altura uma das ideias foi exatamente a criação da Casa da Juventude. Com a realização desta consulta pública aos jovens, voltaremos a dar voz aos jovens fafenses e que haja um maior debate em torno da criação da Casa da Juventude e conhecer as suas ambições/projetos/colaborações dos jovens para cooperar nas decisões do município em relação aos assuntos de juventude.
Em segundo lugar, é de imensa importância que os serviços a disponibilizar aos jovens fafenses, neste espaço, sejam realmente eficazes e não se dupliquem infra-estruturas, serviços e recursos humanos. O Município de Fafe disponibiliza, uma série de espaços/equipamentos/recursos à comunidade em geral, mas que abrangem os jovens, como é o caso do GIP (Gabinete de Inserção Profissional) no edifício da C.M Fafe; o espaço internet, espaço de leitura de periódicos/revistas, espaço multimédia, na Biblioteca Municipal; e entre outros.
Por último, no nosso entendimento, a criação deste espaço, para colmatar algumas lacunas que existem, deve ser a curto prazo para salvaguardar os interesses dos jovens. Todavia e tendo em conta a conjuntura atual, para que seja possível a concretização deste projeto, devemos unir esforços e juntamente com as entidades responsáveis encontrar um espaço que permita aos jovens usufruir do mesmo, a curto prazo. Contudo é de ressalvar que a implementação da Casa da Juventude num espaço (provisório) que permita ser a curto prazo, não invalida e a JS Fafe esta empenhada em que posteriormente a médio prazo a Casa da Juventude, possa ser implementada num outro edifício com mais valências e condições, podendo para tal ser estruturado um projeto que possa ser submetido e comparticipado com fundos europeus.
A Juventude Socialista Fafe, motivada em dar o seu contributo e alargar o debate para a implementação a curto prazo de um espaço direcionado à juventude sugere os seguintes espaços:
•          Edifício de Apoio junto à Torre do Relógio no Parque da Cidade;
•         Espaço Municipal da Granja (onde funcionou o Serviço Social da C.M. Fafe);
Lançando o debate, para a instalação a médio prazo sugerimos:
•          Palacete do “Centro de Emprego”;
•          Mercado Municipal;
Teremos que ter em conta as limitações/potencialidades individuais de cada espaço e assim deverá ser estudado em tempo oportuno e em diálogo entre as diferentes entidades e encontrar a solução mais viável e que melhor serve os interesses dos jovens. Alguns serviços fundamentais e que poderão ser albergados são: Wi-fi, salas de estudo colectivo, espaço de convívio, espaços de trabalho (Coworking); sala multifunções (reuniões/associações/gabinetes de apoio/workshop`s); sala com insonorização (música/teatro/festas temáticas).
A Juventude Socialista de Fafe mostrasse assim, interessada em colaborar na idealização da Casa da Juventude de Fafe, e espera que a comunidade juvenil da Cidade de Fafe se una em torno deste projeto e de outros que possam vir a surgir no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pub

FAFE

FREGUESIAS

DESPORTO

CULTURA