Envie os bilhetes de imprensa para: comboiodefafe@gmail.com |Maquinista: Teixeira | Chefe de carruagem: Sílvia
CONVERSAS DE CARRUAGEM

26/08/2014

ENTREVISTA: O COMBOIOdefafe pergunta e o Vereador Pompeu Martins responde

COMBOIOdefafe – Pompeu Martins acumula as pastas do Desporto, Educação, Cultura e Turismo com a Vice-Presidência da Câmara, com tanta pasta não fica alguma responsabilidade mais debilitada?

Pompeu Martins - Estamos numa fase de reestruturação nas diferentes áreas e isso leva o seu tempo e tem o seu nível de exigência. Há uma razão estratégica para que estas pastas caminhem juntas. Esperemos que assim possam dar frutos ainda melhores. Encaramos o futuro com otimismo e esperança. A Câmara não se gere só dentro da Câmara. Para este novo tempo estão os fafenses todos convocados. Se aceitarem o desafio de se envolverem mais, de participar ativamente, então teremos uma terra efetivamente com níveis de cidadania acrescidos, onde todos se reconheçam e gostem de viver.


COMBOIOdefafe – O PS Fafe venceu as eleições por muito pouco, embora por um se ganha e por um se perde, não teria sido mais fácil, atendendo à história do Partido em Fafe, se tivesse sido Antero Barbosa a encabeçar a lista?

Pompeu Martins - Esse assunto pertence ao passado. Importa é saber o que é que o PS tem para dar aos fafenses com a responsabilidade que estes lhe conferiram nesta vitória autárquica, ainda que sem maioria. Mais importante do que a pequena política, as pessoas precisam é de boas soluções para o seu quotidiano. Os fafenses elegeram o cabeça de lista do PS, Dr Raul Cunha, Presidente da Câmara e tenho a certeza de que não se arrependeram, muito pelo contrário.
O Partido Socialista em Fafe tem sido uma força concentrada em desenvolver o concelho e trabalhar em prol da população. Temos humildade democrática suficiente para sabermos ler os resultados e isso só nos dá força para fazer mais e melhor por Fafe.


COMBOIOdefafe – Vê alguma hipótese de uma coligação PS/PSD proposta a eleições?

Pompeu Martins - Não estamos em período eleitoral, mas antes em tempo de fazermos aquilo para o que fomos eleitos. Nesta altura a nossa preocupação deve estar virada para os projetos a implementar e para encontrar soluções para os problemas que afetam a nossa comunidade.

COMBOIOdefafe – ‘Fafe, Cidade das Artes’ tem recebido críticas da oposição ou simples reparos nos já conhecidos bloggers do concelho, qual a avaliação que faz do projeto?

Pompeu Martins - É um bom projeto. É bom para Fafe. Tem envolvido os fafenses, as associações e tem trazido notoriedade e qualidade à produção cultural local. Só não vê quem não quer ou se sente ameaçado, sem ter razão para tal.

COMBOIOdefafe – Ainda que todos os clubes mereçam atenção, o Fafe (ADF) é o que tem maior atenção da população simplesmente porque é ‘o Fafe’. Sabemos que há um apoio prometido pela Câmara mas que ainda não foi entregue. O que se está a passar?


Pompeu Martins - Como é público, a Câmara tudo faz para que o Fafe possa ultrapassar este momento de maior dificuldade. Continuamos a apoiar mas não podemos ignorar as regras. Temos estado, como sempre estivemos, muito perto da direção da ADF para encontrar soluções. Nunca lhes faltamos com nada, nem viramos as costas, aprovamos os apoios que tínhamos para aprovar. Mas só podemos ir até onde a Lei nos autoriza. Tanto quanto sabemos, estará a ADF muito próxima de ver a situação resolvida. Estamos todos com vontade que tal aconteça a curto prazo.

COMBOIOdefafe – O Turismo foi muito falado em Fafe, sobretudo nas Redes Sociais antes e depois do debate organizado pelo Club Alfa, que parece conseguir envolver as pessoas no debate de ideias contribuindo para uma ‘cidadania ativa’ como dizem nos artigos que nos chegam, não deveria o Vereador estar presente nestes debates, sabendo que foi convidado, e desta forma aproximar mais a política das pessoas?

Pompeu Martins - Eu recebo todas as semanas os fafenses no meu gabinete. Entre eles estão os agentes turísticos. Com estes tenho trabalhado para que juntos possamos fazer mais pelo turismo na nossa terra. Estamos a dar passos seguros que a seu tempo darão os seus frutos. Os fafenses elegeram-me vereador, não comentador. Quando deixar as funções talvez o faça. Por enquanto, estou a trabalhar. Esses debates são bem-vindos e devem acima de tudo servir para organizar opinião e fazer chegar propostas e ideias que nos ajudem a fazer mais e melhor...de preferência sem interesses partidários ou outros disfarçados de opiniões.


COMBOIOdefafe – Duas edições na RTP na Volta a Portugal, não é muita despesa para o bolso dos contribuintes?

Pompeu Martins - É um investimento. Há unanimidade política em torno da Volta. Fafe é um concelho âncora da prova maior do ciclismo português, daí termos este ano a grande partida. Creio que nos devemos orgulhar disso.
Os territórios que hoje não se promovem são territórios que não se dão a conhecer e que ficam cada vez mais isolados.


COMBOIOdefafe –  ‘Casa da Juventude’ é para avançar?

Pompeu Martins - É para avançar um espaço dedicado aos jovens, que seja multifunções. Estamos a prepará-lo com os jovens no Conselho Municipal, como deve ser.

COMBOIOdefafe – Quando sair Raúl Cunha, Pompeu Martins é o candidato do PS à Câmara de Fafe ou volta José Ribeiro?

Pompeu Martins - Esperemos estar todos com saúde e vivos, nós e muitos outros que possam ter esse objetivo. Para já, a grande aposta é estarmos todos a contribuir para que a equipa que o Dr Raul Cunha lidera seja capaz de fazer um mandato que nos orgulhe. Estamos num novo ciclo e somos todos poucos para ajudar, pois as circunstâncias do país não nos são favoráveis. O Dr Raul Cunha está a demonstrar que é um ótimo presidente, que tem projeto, vontade e competência para o desenvolver. Devemos reconhecer a força com que está a entrar e a dar a conhecer um concelho moderno, ativo, cosmopolita e solidário para este novo século. A sua entrada está a surpreender e isso é um ótimo sinal para Fafe.


COMBOIOdefafe – Como avalia a relação com o PSD dentro de uma Câmara que estava habituada a fazer tudo sozinha com um só partido? E se fossem os Independentes também haveria coligação?

Pompeu Martins - Tem corrido bem. Sabemos trabalhar em equipa. Temos estado empenhados em resolver os problemas das pessoas, fazendo naturalmente as cedências, de parte a parte, que as nossas diferenças permitem. Quanto aos IPF terá de lhes colocar a questão.


COMBOIOdefafe – Nos pelouros da sua responsabilidade, quais as intervenções que lhe merecem maior apreço?

Pompeu Martins - Temos conseguido em todos eles garantir que a intervenção da Câmara conduza Fafe a um patamar de notoriedade e sustentabilidade. A instituição Câmara tem sido e continuará a ser o melhor aliado dos fafenses que empreendem e querem ver a sua comunidade mais fortalecida. Os meus pelouros lidam muito com a capacidade humana de empreender e de crescer enquanto cidadãos. nesse sentido temos feito um esforço de envolvência para que haja cada vez mais condições para um desporto e uma cultura participadas, uma educação para todos, com referência e com qualidade e uma política de turismo que envolva os agentes, que os ouça e os ajude na sua missão de promover um Fafe positivo pelo qual devemos pugnar.

CV - Pompeu Martins

Nasceu a 05 de Novembro de 1969. Casado e  pai de dois filhos,
Frequentou 1º e 2º ano do Curso de Direito nas Universidades Autónoma de Lisboa e Portucalense.
É  Licenciado em Sociologia pela Universidade Autónoma de Lisboa e possui Pós-graduação em História das Populações pela Universidade do Minho.
Com apenas 16 anos inicia o seu percurso de cidadania politica ao entrar em 1985 para a Juventude Socialista, tendo passado pelo secretariado de Fafe, chegando em 1987 a Presidente da Comissão política da Juventude Socialista de Fafe.
Entre 1993 -1996 / 2001-2005 / 2005-2009 foi deputado da Assembleia Municipal de Fafe. Entre 2005-2007 foi delegado Regional de Braga do Instituto Português da Juventude Membro do Comité para a Juventude do Eixo Atlântico
Entre 2009 e  2013  foi Vereador da Câmara Municipal de Fafe, com os pelouros da Cultura, Desporto e Juventude.
De 2007 a 2012  foi Diretor da Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Acção. No âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, Coordenou a Business Meeting dos Diretores das Agências Nacionais do Programa Juventude em Acção, em Lisboa.
2008-2012 - Representante de Portugal nas Business Meeting de Diretores das Agências Nacionais no âmbito das Presidências da União Europeia em: Eslovénia; República Checa; – Suécia; Espanha: Bélgica; Polónia; Dinamarca; Chipre;
2007 – 2012 – Representante de Portugal nas reuniões semestrais da Comissão Europeia para a gestão do Programa Juventude em Acção.
2008 – 2010 – Membro do Comité Nacional de Coordenação do Ano Internacional da Juventude das Nações Unidas. 2010 – 2011 Coordenação dos cursos internacionais realizados em Portugal sobre participação política dos jovens e políticas de juventude e membro de especialidade de outros na Bélgica, Estónia e Itália.
2012 - Membro fundador do South Cooperation Network – Youth in Action Programme, tendo representado Portugal nas reuniões deste Grupo em França, Espanha e Itália.
2009 – Coordenador nacional da Tool Fair 2009 em Évora, com a participação de especialistas vindos de todos os países da Europa e Bacia do Mediterrâneo.Representante de Portugal na 1st European Youth Work Convention em Ghent.
No Campo profissional 1988  Correspondente do jornal «O Comércio do Porto» 1989 – Diretor de Informação da Rádio Felgueiras 1990 – Chefe de Redação do jornal «Semanário de Felgueiras» 1990 – Correspondente do Jornal «Público»
1996 -1998 Responsável pelo sector de desenvolvimento económico e defesa do consumidor da Câmara Municipal de Fafe Direção do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Fafe
1998 - 2005 Professor e membro do Conselho de Direcção da Escola Superior de Educação de Fafe Membro do Conselho Científico Escola Superior de Educação de Fafe
Participação Cívica e Cultural
1994 -2009 Vice-Presidente do Núcleo de Artes e Letras de Fafe 2004 Presidente da Assembleia Geral do Cine Clube de Fafe 1997 2001 Secretário-Geral da Associação Regional de Consumidores do Vale do Ave 2000 -2004 Editor Literário da Editora Labirinto 2013 – Membro da Confraria da Vitela Assada à moda de Fafe.
OBRAS PUBLICADAS

1999 Lugar dos dias (poesia); 2000 Tempo de Habitar o Quase Corpo (poesia) 2001 O Livro do Anjo (poesia) 2003 As Mulheres (teatro/libreto) 2003 Tambor do Mundo (poesia) 2004 Contigo para um último dia (romance) 2006 Máquina Royal (diário) 2008 Caderno de Orações (prosa) 2009 Do Intangível (poesia) 2013 Ficar (Romance) Publicou em diversas antologias nacionais no domínio da literatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pub

FAFE

FREGUESIAS

DESPORTO

CULTURA