Envie os bilhetes de imprensa para: comboiodefafe@gmail.com |Maquinista: Teixeira | Chefe de carruagem: Sílvia
CONVERSAS DE CARRUAGEM

23/08/2014

TRAVASSÓS: Festa de Nossa Senhora das Graças

Texto e foto: Diogo Antunes

Festa de Nossa Senhora das Graças arranca este fim-de-semana

O dia principal da festa é no último domingo de Agosto (31 de Agosto), mas as festividades em honra de nossa Senhora das Graças em Travassós iniciam, inicia este fim-de-semana.
O tradicional fim-de-semana da “Rifa” para além do culto religioso terá a animação musical e tradicional. As 8h30 de amanhã (Sábado, 23 de agosto), o Grupo de Tambolineiros “Os Peles” percorre a freguesia juntamente com os festeiros para continuar a recolha de donativos. Às 18 horas iniciará a novena e no final missa vespertina. A noite será de animação com os “Talentos de Travassós”, pelas 21h30, com um programa diversificado e onde participarão artistas da freguesia, no final por volta das 22h30 a artista “Rosinha” com a sua banda subirá ao palco para continuar a folia, às 00h30 haverá grandiosa sessão de fogo-de-artifício.


O Dia Principal da “Rifa” (Domingo, 24 de Agosto) iniciará com a Missa Dominical à 10 Horas. O folclore como tradicionalmente animará as festividades, este ano com dois grupos de tarde e dois durante a noite. O festival folclórico inicia às 14 horas com o Rancho de São Miguel do Monte – Fafe e os Sargaceiros da Apúlia – Esposende, no intervalo pelas 16 horas haverá tradicional Leilão de prendas em favor das festividades, no final das actuações haverá novena pelas 19 horas. A noite atua o Rancho Folclórico de Fafe e a Associação Cultural e Recreativa de Folclore de Paços – Fafe pelas 21h30, no intervalo das actuações realiza-se o II Concurso/Desfile de Trajes de Palha, e às 00horas inicia-se a Sessão de fogo-de-artifício
Durante a próxima semana (25-29 de Agosto) haverá missa e novena pelas 18 horas em veneração à Nossa Senhora das Graças. Na sexta-feira (29 de Agosto) pelas 21h 30 com saída da Igreja Paroquial de São Tomé de Travassós em direcção à Capela de Nossa Senhora das Graças, realiza-se a Procissão de Velas. Após os actos religiosos, atua às 23 horas o famoso artista Zé Amaro com a sua banda e às 00h30, grandiosa sessão de fogo-de-artifício.
O Sábado (30 de Agosto), iniciará o programa às 8h30 com a entrada dos Gaiteiros de Fragoso Barcelos que percorrem a freguesia durante o dia, juntamente com os festeiros, fazendo uma pausa ao meio dia com a tradicional volta a Capela de Nossa Senhora das Graças e sessão de fogo-de-artifício. Às 18 horas haverá eucaristia e novena. A noite inicia com actuação do artista Fafense, Fábio Marcelo e logo depois às 23 horas actuará a famosa artista, Adriana Lua e sua banda. No final às 00h30 haverá sessão de fogo-de-artifício.
O Dia Principal da Festa (Domingo, 31 de Agosto) às 9 horas haverá Alvorada, às 10 horas haverá eucarística solene de festa em Honra de Nossa Senhora das Graças, presidida pelo Pároco Padre Manuel Oliveira, pregação do Padre Arnaldo Santos, e cantada pelo Grupo Coral Nossa Senhora das Graças.
A tarde inicia com a chegada da Bandas Filarmónica de Golães e Banda Filarmónica Fafense (Revelhe). Pelas 17 horas inicia a Majestosa Procissão em louvor de Nossa Senhora das Graças, com os tradicionais andores e Anjinhos, orientada pelos Escuteiros e a 1ª Companhia de Guias de Travassós.

A noite contará pelas 22horas com o concerto protagonizado pelas referidas bandas. Pela 1h haverá Grandioso Espectáculo Pirotécnico em sinal do encerramento das Festividades. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pub

FAFE

FREGUESIAS

DESPORTO

CULTURA