Envie os bilhetes de imprensa para: comboiodefafe@gmail.com |Maquinista: Teixeira | Chefe de carruagem: Sílvia
CONVERSAS DE CARRUAGEM

18/03/2015

“Laranja Mecânica à moda de Fafe”

A Juventude Social Democrata de Fafe esteve na passada quarta-feira, dia 11 de março de 2015, presente na primeira edição das Jornadas "Portugal nas tuas mãos" que decorreu na cidade do Porto e teve como convidado o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva. Foi uma excelente oportunidade para a estrutura tomar conhecimento das políticas de Governo nestas áreas tão importantes para a economia e população portuguesa. 




Enquanto cidadãos e jovens políticos fafenses sublinhamos dois assuntos desta jornada: em primeiro a questão da fiscalidade verde, nomeadamente, e em particular, a questão das taxas aos sacos plásticos, na qual devemos ter como principal ideia a preocupação ambiental (degradação de um saco plástico demora centenas de anos e assim ajudamos a poupar o nosso planeta) incentivando a comportamentos cívicos como a reciclagem e reutilização; e em segundo as novas diretrizes e informações em relação aos PDM’s, o ministério do Ordenamento do Território pretende uma "uniformização de procedimentos e de normas técnicas", assim como o "reforço da compatibilização de diferentes agentes" e uma "vinculação solidária", explica o Governo.

Decorreu no passado fim de semana, na sexta-feira, 13 de Março, na sede do PSD Fafe, uma tertúlia com o tema “Serviço Nacional de Saúde - desafios para o futuro da saúde” que contou com a presença do deputado barcelense Nuno Reis, Coordenador do Grupo Parlamentar do PSD na Comissão de Saúde.
Na sessão de abertura, Presidente do PSD Fafe, Dr. Jorge Costa, dirigiu-se ao público agradecendo o trabalho exaustivo e importante desenvolvido pela JSD Fafe. De seguida, o deputado Nuno Reis abordou a reforma de estado realizada pelo governo no sector da saúde, explicou que em 2011 os hospitais estavam na falência, havia laboratórios a suspender o fornecimento de medicamentos e a dívida total ascendia aos 3,2 mil milhões euros.
A Juventude Social Democrata de Fafe teve a oportunidade de agradecer ao Deputado Nuno Reis a tomada de decisão relativamente à isenção de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde a todos os menores de 18 anos (com esta alteração, seis milhões de portugueses estão isentos de taxas moderadoras no SNS) e prorrogar por três anos o regime excepcional de contratação de médicos aposentados.
Apesar disso, a Juventude Social Democrata Fafe aproveitou a oportunidade para manifestar a preocupação com as implicações que poderá ter a transferência do Hospital de Fafe para a Misericórdia, exigindo a transferência dos serviços protocolados e cumprimento de todas as obrigações.

Por último, esteve também presente no passado fim de semana, dias 14 e 15 de Março de 2015, presente na 1.ª edição do “Formar +”, uma iniciativa de Formação Política dirigida aos dirigentes da JSD, que decorreu na cidade da Maia. Esta iniciativa contou com diversos oradores desde deputados na Assembleia da República (Duarte Marques, Joana Barata Lopes, Pedro Pinto, e por último Simão Ribeiro, também este na qualidade de presidente da comissão política nacional da JSD) no Parlamento Europeu (Paulo Rangel) e membros das direções Nacionais da JSD e PSD (de realçar Marco António Costa). Foi uma excelente oportunidade de convívio entre militantes da zona norte com a oportunidade de obter conhecimentos na forma como funcionam as estruturas partidárias laranjas, obter uma formação a nível de comunicação e argumentação e poderem discutir os mais recentes problemas nacionais e locais (em particular da região norte).

Com estas atividades e ações todas, a Juventude Social-Democrata de Fafe mostra mais uma vez não só o seu primordial interesse nos jovens de Fafe mas também em toda a população em geral e no desenvolvimento e crescimento do concelho, ao participar em formações para melhorar os seus quadros políticos, na criação de contactos e relacionamentos com estruturas e associações quer a nível distrital como nacional, no interesse em saber as políticas levadas a cabo por este governo ao ir ao encontro com os principais agentes políticos para além de os trazer à cidade para explicar essas mesmas politicas. Porque à frente de tudo está Fafe, e é importante sempre mostrar que não somos uma cidade isolada mas sim aberta ao país e capaz de estabelecer os mais diversos acordos e parcerias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pub

FAFE

FREGUESIAS

DESPORTO

CULTURA