Envie os bilhetes de imprensa para: comboiodefafe@gmail.com |Maquinista: Teixeira | Chefe de carruagem: Sílvia
CONVERSAS DE CARRUAGEM

05/02/2015

Pedro Sousa é o representante de Fafe no Conselho Inter-Regional da Federação das Associações Juvenis do distrito de Braga

No passado sábado, em Cabeceiras, realizou-se a tomada de posse do Conselho inter-regional da FAJUB (Federação das Associações Juvenis de Braga), tendo sido empossado Pedro Sousa, dirigente do Club Alfa, como representante do concelho de Fafe. 

Na nota enviada ao COMBOIOdefafe, Pedro Sousa sublinha a importância do Club Alfa, por si representado no Conselho Inter-Regional da FAJUB, poder contribuir como representante do associativismo juvenil em Fafe e dessa forma poder fazer com que se desenvolva verdadeiramente um espírito de intervenção cívica. Durante o seu mandato como conselheiro, Pedro Sousa pretende criar um espaço de diálogo com as associações já existentes e disponibilizar-se para ajudar outros grupos de jovens que anseiem constituir-se como associação, através de apoio na gestão associativa (constituição, candidaturas a programas de financiamento…) e também na construção de projetos em comum que possam enriquecer o concelho, o distrito e o país. Acrescentou ainda que já tem um plano construído nos últimos meses que implicará o trabalho conjunto com as autarquias locais (Juntas e Câmaras) que se queiram associar, porque acredita que só assim se poderão traçar metas concretas e ultrapassar barreiras como o desemprego, o abandono escolar, o sedentarismo e o isolamento.


Na solenidade da Tomada de Posse do Conselho Inter-Regional da FAJUB estiveram presentes o Diretor Regional do Norte, Dr. Manuel Barros,  o Vice presidente da CCDR-N, Eng.º Carlos Neves, o Presidente da FAJUB e os presidentes das Federações de Viana, Porto e Aveiro.
Alberto Gonçalves, Presidente da FAJUB, deu início aos trabalhos com a leitura da ata da tomada de posse e o respetivo empossamento dos representantes dos concelhos: Amares – Amarense; Barcelos - Barqueiros Jovem; Braga – Synergia; Cabeceiras de Basto - Encanto Radical; Celorico de Basto – ADIR; Fafe - Club Alfa; Guimarães - A.R. Barco; V.N. Famalicão – PASEC.
Após a tomada de posse passou-se às palestras e o Presidente da FAJUB começou por apresentar o CREA – Centro de Recursos Educativos Associativos, um projeto que pretende criar sinergias para que todas as associações que pretendam aderir possam partilhar recursos materiais e, desta forma, permitir com que as atividades possam ser desenvolvidas a custos mais reduzidos e também aumentem a sua qualidade. O Diretor Regional do Norte do IPDJ, Dr. Manuel Barros, focou a necessidade de criar esforços para que as associações juvenis ganhem o espaço que lhes é devido, uma vez que estas são as mais próximas da população, as que estão diretamente implicadas na relação com os jovens nas respetivas comunidades e, para finalizar o role de intervenções, o Vice-Presidente da CCDR-N – Eng.º Carlos Neves, na palestra “Norte 2020 – Perspetiva para o Desporto e Juventude” aproveitou para dar exemplos de alguns projetos de sucesso na comunidade que têm agarrado nas tradições e transformam-nas, o que se tem revelado um fator de desenvolvimento e crescimento económico para as empresas e para a região. Aos dirigentes associativos presentes ainda deixou a mensagem que as grandes possibilidades estão no trabalho em grupo e nos projetos em comum.
Pedro Sousa, que enquanto Professor lecionou as cadeiras de Cultura Económica e Social e Produção Cultural, entre outras, e colaborou na conceção e coordenação de cursos Profissionais e de Especialização Tecnológica na Escola Universitária das Artes de Coimbra e na Escola de Artes de Coimbra, está ligado ao movimento associativo desde os 5 anos de idade. Começou em Regadas nos Lobitos do Agrupamento 88 do CNE e lá permaneceu até aos 25 anos, tendo passado por todas as secções e como dirigente foi “Secretário Administrativo” da Direção para o Campo de Atividades de Apúlia, Junta Regional de Braga (2002 - 2005). Ainda em Fafe foi Sócio FUNDADOR e “VICE – PRESIDENTE” da Associação ‘CLUB ALFA – Movimento Juvenil de Regadas’ e Sócio fundador e “Primeiro Secretário da Mesa da Assembleia” da Comissão Instaladora da Associação Cultural e de Solidariedade Social de Regadas. Enquanto Estudante Universitário em Coimbra foi Sócio da Associação Académica de Coimbra, Sócio da Associação Solar da Praça, Segundo Secretário da Mesa da Assembleia do Coral de Letras da Universidade de Coimbra e Membro do Conselho Pedagógico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Atualmente é Conselheiro no Conselho Inter-Regional da FAJUB (Federação das Associações Juvenis de Braga), Diretor Pedagógico da Academia Club Alfa, “Presidenta da Assembleia-Geral” da ‘COSTUMES RADICAIS - ASSOCIAÇÃO’, em Coimbra, e Sócio do Sindicato dos Professores da Região Centro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pub

FAFE

FREGUESIAS

DESPORTO

CULTURA