Envie os bilhetes de imprensa para: comboiodefafe@gmail.com |Maquinista: Teixeira | Chefe de carruagem: Sílvia
CONVERSAS DE CARRUAGEM

16/04/2014

JSD sugere “Casa da Juventude” ao Dr. Raúl Cunha

No passada sexta-feira, tomaram posse os novos membros do Conselho Municipal de Juventude. A primeira reunião deste orgão, iniciou com uma breve apresentação das atividades realizadas/a realizar no âmbito da Juventude pelo vereador, Dr. Pompeu Martins. Após esse ponto os novos membros tiveram a oportunidade de se pronunciar sobre as atividades tal como sugeriram novas atividades direcionadas para os jovens.










A JSD Fafe esteve presente e foi dos membros que mais evidenciou a importância de apostar nos jovens fafenses em serem protagonistas nas atividades a realizar pelo Município.

Na área do emprego jovem, nomeadamente que se faça um trabalho de divulgação dos programas  para combater o desemprego Jovem,importa citar o novo programa RPGN - Rede de Percepção e Gestão de Negócios (integrado no programa Impulso Jovem),Garantia Jovem,etc . 

Para além disto, a JSD Fafe evidenciou o défice que existe na área da Educação, principalmente no setor do Ensino Superior, exigindo ao executivo que seja criado um regulamento de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior para combater o abandono escolar aqueles jovens que carecem de possibilidades financeiras. “ Urge a necessidade de se aplicar já no próximo ano letivo a rubrica que está designada no Orçamento Municipal para as bolsas de estudo, de forma ajudar na formação qualificada e financeiramente apoiar todos aqueles que, não obstante as suas capacidades, são economicamente desfavorecidos” refere Rui Novais.

Neste âmbito os jovens sociais-democratas referiram a importância do executivo confrontarem com os dados de candidatura a bolsas de estudo no respetivo ano letivo disponibilizados pela Direção Geral do Ensino Superior para terem logo a partida uma expetativa de quantos jovens fafenses ficaram de fora do apoio atribuído pelo Estado através do diploma de Ação Social Escolar.

Mas em grande destaque esteve as atividades recreativas, culturais, desportivas a realizar no âmbito da Juventude e a importância de ser criado um espaço lúdico para a juventude.

JSD Fafe apresentou ao Senhor Presidente da Camara Municipal de Fafe, Dr. Raul Cunha, a criação de uma Casa da Juventude na Cidade, sendo “uma solução gerada e pensada para colmatar as suas reais necessidades” propondo o edifício da atual “Casa da Cultura” como a espaço ideal para a concretização do efeito.
Consideram que se trata de um “imóvel que para além da sua importância história e privilegiada localização, possui a dimensão necessária e adequada”, adiantando que “é, inequivocamente, o melhor e o mais indicado edifício a receber a Casa da Juventude de Fafe” refere Rui Novais.

Os Jovens Sociais Democratas pretendem que seja criada uma “infraestrutura que será, em simultâneo, um apoio ao desenvolvimento dos jovens, um apoio e incentivo ao desenvolvimento de projetos, um suporte essencial às associações juvenis e um espaço acolhedor para todos os jovens que visitem o nosso concelho”.

Os jovens autarcas propõe uma infraestrutura constituída por um espaço polivalente (média dimensão) destinado à realização de atividades (
promover diversos projectos de cariz educativo, social e cultural);um espaço para alojamento das sedes das associações juvenis;um espaço internet;um gabinete de apoio à saúde jovem;um gabinete de apoio e orientação vocacional;saídas ao nível de formação (centro de informação, formação e dinamização de diferentes projectos e actividades); estabelecimentos de ensino e outras orientações; um gabinete com aconselhamento e apoio ao empreendedorismo;criação de empresas e ofertas de emprego;uma sala de reuniões comum;uma sala de ensaios para bandas musicais e que seja administrada por jovens fafenses que se encontram no desemprego.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pub

FAFE

FREGUESIAS

DESPORTO

CULTURA